Estamos agora na reta final da ensilagem e, repentinamente vivenciamos nossas lavouras secarem por questões sanitárias focamos em fazer silagens na janela de 32 a 38% de matéria seca e iremos agora ensilar com mais de 40% algumas até com 45%. Isto é o que acontece nesta indústria a céu aberto do agro.

Problema sem solução, é problema resolvido. Agora precisamos de práticas que minimizem ao máximo impacto da matéria seca alta da silagem na performance dos animais. O maior problema de lavouras desidratadas na ensilagem é dificuldade de compactação, que causa alta porosidade no silo, que não permite expulsarmos oxigênio da massa ensilada.

Algumas sugestões que podem ajudar a reduzir a chance de problemas:

1-Jamais picar uma forragem com mais de 40% de matéria seca com mais de 12 mm.  Na verdade, sugerimos picar mais fino possível. A picagem fina ajuda na compactação e danificar os grãos pra melhor aproveitamento. Lembre-se vacas não consomem silagem, vacas consomem dietas. Se preciso for coloque 1 kg de feno depois na dieta e ajuste a fibra longa. Reduza ao máximo a velocidade de colheita também. Isto te ajudará muito na compactação.

2- Você precisa ter 40% de peso compactando do que chega por hora de massa pra ensilar. Se chegar 100 toneladas por hora, precisa de 40 toneladas na compactação.

3- Dê preferência a silos com paredes para estes materiais com matéria seca alta e silos pequenos que te permitam uma retirada de mais de 40 cm por dia. Silagem muito seca e silos de superfície são uma mistura perigosa.

4- Precisa ter 20% mais de tempo compactando do que alimentando milho picado no silo. Exemplo se você trabalhou descarregando por 10 horas, você precisa de 12 horas compactando.

5- Espessura de compactação é ponto fundamental na densidade que você irá obter pra expulsar o oxigênio e reduzir a porosidade. Tente compactar com uma espessura de compactação de 5 cm. Pelo menos, menos de 8 cm. Pra conseguir isto terá que trabalhar com lâminas dianteiras movimentando muito a massa a ser compactada. Pense na mesma forma de fazer asfalto. Quanto menor a espessura de compactação melhor compactado fica, mesmo que a matéria seca seja alta

6- Não esqueça de usar um bom inoculante, de preferência com conceito de bactérias pós abertura, pra aumentar a estabilidade da dieta no cocho. Use e siga a risca as especificações do fabricante. Inoculantes para altos desafios devem ter L. buchneri para deixar a silagem mais resistente aos efeitos negativos da entrada de ar.

7- Levantar a altura de corte( pra 50 cm) e deixar a parte mais seca e contaminada no campo é uma pratica desejável e sugerimos a todos que possam abrir mão de 10 a 15% de produtividade em prol da qualidade.

Boa sorte e uma ótima silagem pra 2024.

RAÇÕES DA SERRA.

Abrir Whatsapp
Olá 👋
Precisando de ajuda?
Clique aqui e vamos conversar. 🤝